Carregando - Instituto Harmonie | Nutrição, Saúde e Bem-Estar
X
Voltar

Alimentação para Diabéticos: 10 pontos importantes

05/12/2022

Entre as atividades realizada no mês de prevenção do Diabetes tive a oportunidade de conversar com a Dra. Deise Baptista (SBD) e Dra. Lara Natacci (SBAN) sobre o tema “Diabetes: educação para proteger o amanhã”.

Nossa conversa trouxe 10 pontos importantes sobre a alimentação para pessoas com diabetes, que destaco aqui:

1. Ao planejar a alimentação da pessoa com diabetes, precisamos colocá-la no centro do cuidado, ou seja, o plano alimentar tem de respeitar a sua disposição e prontidão para mudar.
2. A mudança do comportamento alimentar é um processo lento que requer participação ativa de todos os envolvidos (paciente, familiares, cuidadores, equipe de saúde).
3. Respeitar as preferência e aversões alimentares é o ponto de partida.
4. A pessoa com diabetes precisa aprender a gerenciar escolhas alimentares para garantir controle da glicemia (glicose no sangue). Identificar quais alimentos precisam ser consumidos em menor quantidade e como associar alimentos para reduzir impacto na glicemia.
5. Entender o que se compra, como se temperam e preparam os alimentos. Estar disposto a provar novos alimentos, ingredientes e temperos. Ao variar cores, aromas e sabores asseguraremos o prazer de comer.
6. A releitura das receitas é fundamental para reduzir o consumo de açúcar, sal e gordura da alimentação diária. Receitas tradicionais revisadas são importantes para garantir a função de tradição e afeto dos alimentos.
7. Educar para a saúde é o ponto chave. Cabe a equipe de profissionais assegurarem que a pessoa com diabetes receba informações de boa qualidade.
8. Diga não as informações falsas. Não caia no golpe do “alimento milagroso” que resolve tudo sem que você modifique seu comportamento.
9. O autocuidado da pessoa com diabetes a coloca como protagonista das ações que visam promover qualidade de vida e bem-estar para si próprio.
10. Manter um estilo de vida saudável é base central do autocuidado: manter peso corporal adequado, gerenciar escolhas alimentares, praticar exercício regularmente, dormir bem, monitorar a glicemia, tomar a medicação conforme prescrição médica.

#diabetes #saude #alimentacaosaudavel